terça-feira, 14 de abril de 2015

Psiu!!!

Você, jovem! É! Você mesmo! Você que é indiferente às pessoas idosas, aos "velhos" ou "tiozões", ou "vovôs" como costuma chamar. Saiba primeiro que um dia você ficará igual a eles. Se tiver sorte! Senão, morrerá jovem mesmo! Tente se imaginar como eles e faça um esforço para entender porque eles são "chatos", "impacientes", "exigentes", "críticos", "implicantes", "esquecidos", "pés-no-saco" e "xaropes". Será que é porque seus corpos não funcionam mais como os seus, que são jovens, têm todos os hormônios e seus órgãos em perfeito estado? Será porque o peso dos anos já vividos é difícil de carregar? Imagine sua próstata, se você for homem e souber o que é isso, lhe obrigando a urinar frequentemente, porque tem hiperplasia ou câncer, e a levantar várias vezes durante a noite. Imagine você, se for mulher, e tiver incontinência urinária, e tiver que urinar nas calcinhas a cada risada ou qualquer esforço a mais. Eles são chatos porque lhe cobram as coisas que você faz erradas e pensa que estão "suficientemente" certas devido ao seu critério turvo e complacente de quem está embriagado pelos hormônios, pelo "porre" da vontade de viver e tem "muitas coisas para fazer", coisas que muitas vezes são supérfluas, não vão lhe levar a nada e as quais o velho já viveu e sabe plenamente disso? Eles são impacientes porque o tempo que lhes resta para viver é pouco, e eles precisam fazer tudo, inclusive as coisas REALMENTE importantes antes que seu "prazo de validade" termine? Entenda-se morte, neste caso. Será que eles não são exigentes justamente pelo mesmo motivo de serem chatos? Ou seja, não querem ver vocês fazendo as cacas que eles já fizeram, porque sabem que é perda de tempo e que não funciona. Será que eles não são críticos e "implicantes" pelos mesmos motivos? Será que não são esquecidos, pés-no-saco e xaropes porque suas memórias, corroídas pelo alzheimer não funcionam mais como as suas que funcionam agora aguda, precisa e lindamente, (exatamente como as deles quando tinham as idades de vocês),? Lembrem-se: ninguém fica velho, doente, mutilado,
feio, burro e com outras sequelas espontaneamente! (Salvo raríssimas exceções!) Aliás, feiúra, burrice, inteligência, beleza, espontaneidade, talento, e outros atributos desejados ou odiados, nos são dados pela natureza (Deus - na minha opinião), não dependem da pessoa, as pessoas nascem assim, não foi escolha delas, e muitas características não podem ser mudadas, é preciso aprender a conviver com elas até a morte!

        Outra coisa, vocês costumam pensar que porque tem o Google sempre à mão - e por isso usam cada vez menos suas mentes - e saíram da universidade à pouco, estão preparados para a vida e já sabem tudo. Saibam que o Google aceita tudo, assim como o papel. Se você escrever um rosário de mentiras e incorreções nele, as "aranhas" do sistema vão classificá-las do mesmo jeito!
Seu professor doutor da universidade não sabe tudo, nem mesmo todo o corpo docente da universidade não sabe tudo. Nem mesmo Einstein ou Isaac Newton sabiam tudo! A teoria exata e real da refração e da dualidade do comportamento da luz, Newton, gênio reconhecido pelo mundo, não sabia. Ele até fez algumas inferências, suposições ou sugestões, mas, como os sábios mais atuais, ele não sabia! Com certeza Jesus sabia tudo, mas ele era um Deus filho de outro Deus, e não podia contrariar a vontade de seu pai nos dizendo tudo, depois, "tudo" não caberia nas nossas mentes limitadas! Se soubéssemos tudo, ou quase, não estaríamos neste plano, viemos para cá justamente porque não sabemos tudo e estamos aqui para aprender!
   Depois, ainda que os seus professores da universidade soubessem tudo, eles não poderiam lhe passar suas vivências e maturidade, isto é inerente a cada indivíduo! Não há como "queimar esta etapa", você precisa passar por certas e muitas coisas para aprender! Alguém pode lhe dizer que dói, você pode até seguir o conselho e não passar pela dor, mas, você só saberá como ela dói, quanto e quão difícil o é de resistir ou superar, quando ela doer EM VOCÊ!
   Por isso tudo, tenha um pouquinho mais de paciência com os velhos, muitos deles tem um saber que não está nos livros, nem no Google ou em qualquer outra parte da Internet ou do planeta, está somente nas cabeças deles, e morrerá com eles se vocês jovens os ignorarem. Além disso eles são seres humanos que merecem respeito, porque já sentiram e sentem a DOR, muitas vezes sentiram por causa e para vocês, para tentar poupá-los e preservá-los, tentando assim facilitar sua jornada em busca pelo conhecimento e amadurecimento, ainda que eles saibam que muitas vezes isso não adianta! Mas o amor e a consideração que eles têm por vocês, os faz tentar assim mesmo! Façam um esforço e devolvam ao menos uma parte!
    Eu particularmente tenho um profundo respeito pelos idosos e pelos professores, primeiro de tudo porque são seres humanos, depois porque cada um deles, à sua maneira, são professores igualmente. E ensinar, é doloroso, implica em dedicação e amor, por isso eles são íntegros, e dignos de respeito.

Pense nisso...