SEÇÃO DE FÍSICA

O Gelo No Copo D'água Aumenta O Nível Do Líquido Após Derreter?

Não. O excesso de gelo fora da superfície do líquido - que aparece devido à diferença de densidade entre a água e o gelo - ao fundir-se junto com o resto da massa de gelo, ocupará exatamente o mesmo espaço que a parte submersa ocupa no início do processo. Ou seja, o efeito do aumento de densidade compensará a diminuição de volume.
Links relacionados:
http://danielferber.wordpress.com/2009/12/16/derretimento-gelo-aumenta-o-nivel-do-mar/
No caso do aumento do nível do mar devido ao derretimento das calotas polares, o que é fato comprovado, existem vários fatores que não são levados em conta quando se difunde este dado descompromissadamente, dentre eles, a salinidade da água marítima (mais densa e com material dissolvido), os movimentos de placas tectônicas, etc. Em realidade, o gelo que mais contribui para o aumento do nível do mar é aquele que está sobre os continentes, como se pode depreender pela figura acima: copo com nível de água pela metade, acrescenta-se gelo, o nível sobe.


O ARCO-ÍRIS

                Permitam-me a ousadia e a irreverência de desmistificar um dos mais belos símbolos poéticos! Funciona assim: O arco-íris é um fenômeno natural pessoal que resulta simplesmente de duas refrações e uma reflexão. Digo pessoal, porque para cada pessoa, o ângulo com o qual os raios luminosos atingem os olhos é diferente, assim a sensação final é muito particular. A mecânica da observação é similar à decomposição da luz branca (policromática) em suas radiações eletromagnéticas que correspondem às luzes visíveis coloridas (monocromáticas) que a formam quando o raio de luz atravessa um prisma. Essas luzes são: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. O raio de luz vermelha é o de maior comprimento de onda e menor freqüência, sendo assim o que se refrata menos, por isso, no caso do arco-íris, a faixa vermelha está sempre por cima. Descrição: Ao entrar em cada gotícula de chuva suspensa na atmosfera, cada raio de luz se refrata ao entrar na gota, se reflete na interface água/ar por onde parte dele é transmitida além da gota, e, novamente se refrata ao sair da gota. Entre a entrada e a saída do raio de luz, forma-se um ângulo de aproximadamente 42º, o que provoca o fenômeno que tão poeticamente observamos. A dupla refração é a responsável pelo grande afastamento entre os raios coloridos que formam a luz policromática.

"Ela é muito rápida!"
Conclusão de Galileo Galilei após o experimento das duas colinas para medir a velocidade da luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário