sexta-feira, 1 de julho de 2016

Educação Proibida - O Documentário

Hoje de madrugada assisti a parte deste documentário da TV Escola e fiquei impressionado com as coisas em comum que a Argentina tem com o nosso sistema educativo e também com os problemas comuns que existem pelo mundo.
A primeira coisa que chama atenção é que a Argentina tem um IDH de primeiro mundo como vocês podem ver em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_por_%C3%8Dndice_de_Desenvolvimento_Humano
O IDH dela é 0,836, o que a coloca na posição n.o 40 no grupo de países muito desenvolvidos do primeiro mundo, diferente do Brasil que tem o índice 0,755, posição 75 e está no grupo de países em desenvolvimento. Entretanto, como mostraram no documentário, os problemas são os mesmos do nosso país, as crianças não gostam de ir à escola, geralmente vão lá obrigadas pelos pais, ficam entediadas, e não raro, desrespeitam e desafiam os professores, neste último item, entretanto, no nosso país é pior, porque atualmente os professores são até agredidos físicamente! Mostraram lá que na Argentina as escolas sempre têm algum tipo de muro, ou físico ou com plantas e que as crianças precisam, muitas vezes, serem vigiadas para não fugirem da escola. Fizeram um apanhado geral, começando na origem da escola da Grécia antiga, mostrando que o ensino de Atenas era desenvolvido em campo aberto, sem espaços fechados e que a criatividade era incentivada. Compararam com o ensino de Esparta que era voltado para a guerra e utilizava tortura e castigo nas crianças para moldar-lhes o pensamento e o caráter, numa espécie de "lavagem cerebral", o que aliás, parece que acontece até hoje, com exceção da tortura física. Outra coisa que abordaram lá, é que o modelo de escola que existe atualmente no mundo, é igual em todos os lugares! Vejam! Em TODOS OS LUGARES, e teve origem na escola prussiana do século XVIII! E permanece até hoje disseminado pelo mundo. As escolas públicas têm como função perpetuar as ideologias do governo e adestrar (usaram exatamente este termo), as crianças para serem unidades de produção e pensarem de modo padronizado, tolhendo-lhes a criatividade, que é flagrantemente reprimida, excluindo os diferentes e ensinando-lhes um monte de coisas que raramente vão ser úteis em suas vidas. Outro argumento apresentado é que o ser humano, e as crianças em particular, não precisam de agentes externos que lhes moldem a curiosidade e a vontade de aprender, porque isto já é nato da criatura humana. Nós nascemos para aprender. Por outro lado, no ponto de vista do documentário, e eu sou inclinado a concordar, o modelo de escola que temos pelo mundo, desestimula a vontade de aprender e faz as pessoas ficarem acomodadas e ocupando, para usar um termo atual, a sua "área de conforto" (ilustração minha, não tem nada a ver com o documentário). Em resumo, a sequência é sempre a mesma: você é adestrado para ir para a escola secundária, depois para universidade, depois conquista um diploma (se não for excluído do sistema), e depois vira "unidade de produção" para trabalhar e consumir, alimentando o modelo capitalista que controla o mundo.
Para finalizar, outra coisa que me chamou atenção é que os artistas já enxergam isto tudo há muito tempo! Vejam, estas letras de música que colocarei logo abaixo. Eu usei o exemplo da música porque é uma das artes que muito me agrada.
Quando Você Crescer
Raul Seixas
O que que você quer ser quando você crescer?
Alguma coisa importante
Um cara muito brilhante
Quando você crescer
Não adianta, perguntas não valem nada
É sempre a mesma jogada
Um emprego e uma namorada
Quando você crescer
E cada vez é mais difícil
De vencer
Pra quem nasceu pra perder
Pra quem não é importante...
É bem melhor
Sonhar, do que conseguir
Ficar em vez de partir
Melhor uma esposa ao invés de uma amante
Uma casinha, um carro à prestação
Saber de cor a lição,
Que no
Que no bar não se cospe no chão, nego
Quando você crescer
Alguns amigos da mesma repartição
Durante o fim-de-semana
Você vai mais tarde pra cama
Quando você crescer
E no subúrbio, com flores na sua janela
Você sorri para ela
E dando um beijo lhe diz:
Felicidades
E uma casa pequenina
É amar uma menina
E não ligar pro que se diz
Belo casal que paga as contas direito
Bem comportado no leito
Mesmo que doa no peito
Sim...
Quando você crescer
E o futebol te faz pensar que no jogo
Você é muito importante
Pois o gol é o seu grande instante
Quando você crescer
Um cafézinho mostrando o filho pra vó
Sentindo o apoio dos pais
Achando que não está só
Quando você crescer
Quando você crescer
Quando você crescer
Tudo igual
Vai ser exatamente o mesmo
E do Pink Floyd:
Another Brick In The Wall (Outro tijolo no muro)
Vou usar tradução do Google para acelerar porque isto toma algum tempo, apenas colocarei algumas correções minhas, porque a tradução automática às vezes "pisa na bola"! =)
Pink Floyd
Parte1
Daddy's flown across the ocean
Leaving just a memory
Snapshot in the family album
Daddy what else did you leave for me?
Daddy, what'd'ja leave behind for me?!?
All in all it was just a brick in the wall.
All in all it was all just bricks in the wall.
"You! Yes, you behind the bikesheds, stand still lady!"
When we grew up and went to school
There were certain teachers who would
Hurt the children in any way they could
(oof!)
By pouring their derision
Upon anything we did
And exposing every weakness
However carefully hidden by the kids
But in the town it was well known
When they got home at night, their fat and
Psychopathic wives would thrash them
Within inches of their lives.
Quando crescemos e fomos para a escola
Havia certos professores que
Magoavam as crianças, em qualquer forma que poderiam
(Oof!)
Ao despejar seu escárnio
Após qualquer coisa que fizéssemos
E expondo cada fraqueza
No entanto cuidadosamente escondido das crianças
Mas na cidade era bem sabido
Que quando chegassem em casa, à noite, as suas esposas gordas e psicopatas iriam castigá-los
Cada polegada de suas vidas.
Parte 2
We don't need no education
We dont need no thought control
No dark sarcasm in the classroom
Teachers leave them kids alone
Hey! Teachers! Leave them kids alone!
All in all it's just another brick in the wall.
All in all you're just another brick in the wall.
We don't need no education
We don't need no thought control
No dark sarcasm in the classroom
Teachers leave us kids alone
Hey! Teachers! Leave us kids alone!
All in all it's just another brick in the wall.
All in all you're just another brick in the wall.
Nós não precisamos de nenhuma educação
Nós não precisamos de controle mental
Nada de sarcasmo na sala de aula
Professores deixem as crianças sozinhas
Ei! Professores! Deixem asas crianças em paz!
No final, é apenas mais um tijolo no muro.
No final, você é apenas mais um tijolo no muro.
Nós não precisamos de nenhuma educação
Nós não precisamos de nenhum controle de pensamento
Nada de sarcasmo na sala de aula
Professores deixem nós crianças a sós
Ei! Professores! Deixem nós crianças em paz!
No final, é apenas mais um tijolo no muro.
No final, você é apenas mais um tijolo no muro.
"Wrong, Guess again! 2x
If you don't eat yer meat, you can't have any pudding.
How can you have any pudding if you don't eat yer meat?
You! Yes, you behind the bikesheds, stand still laddie!"
Parte 3
I don't need no arms around me
And I don't need no drugs to calm me
I have seen the writing on the wall
Don't think I need anything at all
No! Don't think I'll need anything at all
All in all it was all just bricks in the wall.
All in all you were all just bricks in the wall.
Eu não preciso de braços em volta de mim
E eu não preciso de drogas para me acalmar
Eu vi a escrita no muro
Não pense que eu preciso de alguma coisa
Não! Não acho que vou precisar de alguma coisa
No final, foi tudo apenas tijolos no muro.
No final, vocês todos eram só tijolos no muro.

Link com informações sobre o programa: https://www.hagah.com.br/tv/programa/educacao-proibida-20160701-0330

Nenhum comentário:

Postar um comentário